RSS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Meu Eu e Eu

" Eu sou eu e meus avessos "

Em uma das leituras que tenho realizado, encontrei um grande roubo. Após ler o livro Quem me roubou de mim? do autor Fábio de Melo, entrei em um profundo oceano de reflexões. Sugeri ao meu "eu" interior a busca pela minha coerência.
Faço uma breve referência ao Santo Agostinho que buscava também compreender o homem interior e em um dos trechos de Confissões cita: "no homem interior habita a verdade". Encontramos também estimados filosofos, doutores de grande inteligência questionarem não apenas a existência mas também a compreensão de si próprio.
Certa vez uma senhora em um ônibus me falou que viveu e conviveu com o amado esposo por 32 anos e chegou a tenebrosa conclusão que não o conhecia e supôs que nem o próprio sabia dizer quem era. Essas declarações e estudos apenas ressaltam que nos seres humanos somos um enigma maior do que supomos.
A busca pelo auto conhecimento é descrita na mitologia, na ciência, declarada e exalada na antropologia, cultuada nas religiôes, enigmada no catolicismo, e deleitada em nossas suposições e crenças. Mas a única afirmação que podemos encontrar é que somos únicos, somos seres distintos mas iguais, nosso sangue vermelho, nossa estrutura óssea, nosso livre arbítrio, somos como irmãos em um mundo extenso e cheio de paradoxos, mas somos irreverentes, apaixonantes e inigualáveis, possuimos atitudes próprias, desejos, paixões, características, todas únicas e específicas que nos torna insubstituíveis.

" Eu sou assim...
processo constante de vir a ser...
movimento que não termina,
porque terminar é o mesmo que deixar de ser."

Amigo(a) leitor(a), Você é único e insubstituível. Parabéns por existir!

4 comentários:

Kosmidis disse...

Pessoa que eu adoro, se você já começou desse jeito, esse blog vai virar um site que vai virar um livro.

Essa Jéssica que não conhecia e nesse caso eu gostei mais ainda dessa Jéssica. =D

sidnei disse...

Oi obrigado por te gostado do meu blog fico feliz!=D
o seu blog esta de parabéns também ficou muito lindo, espero q vc tenha muito sucesso!=]

http://seligainfo.blogspot.com/

Frank Lima disse...

Olá Jessica,

Reflexão interessante essa sua. O "eu" o "nós" e o ser humano. O que eu sou? Dúvida pertinente que possivelmente nunca será esclarecida. O caso da velhinha é tipico e reflete bem o quanto somos desconhecidos de nós mesmos. Uma vez o cineasta (já falecido) Glauber Rocha disse que "Somos e estamos sempre em um processo, algo que nunca terá fim, nem mesmo com a morte, e isso faz com que tenhamos a suposta ideia de que o que conhecemos, os amigos que temos e os amores que tivemos sejam a soma do que somos. Apenas supostamente, pois se estamos em constante tranformação, o que sabemos de nós mesmos? Afirmo que nada. Pois em determinadas situações pensamos e chegamos a conclusão de que não saberiamos o que fazer. Enfim poderia ficar horas a fio dissertando sobre essa sua ótima poetica acerca do "Nosso eu" mas para não encher a sua página com um simples comentário, finalizo com um parabens pelas palavras e pelo blog.

Att,

Frank Lima

Enio Ferreira disse...

Oi minha longinqua amiga!

Você com tanto receio escrever e não percebo porquê se o que você escreve é aquilo que sente e que por vezes todos nóes pensamos ou sentimos mas temos medo de expor.

Continue você está no caminho certo!

Muita força e muito Axé para ti minha Amiga

Énio

Enviar um comentário